Primeiro Simpósio "Juntas Somos Imbatíveis" promove inclusão social em Nova Alvorada do Sul - MS

Evento da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal prioriza acessibilidade e integração de mulheres com deficiência.

17 de agosto de 2023
Foto: Carini Custódio

Na última sexta-feira, dia 11 de agosto o Clube Benedito Coutinho foi palco do marco histórico para a inclusão social no município de Nova Alvorada do Sul. O 1º Simpósio "Juntas Somos Imbatíveis", promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, trouxe um enfoque singular ao incluir pessoas com deficiência auditiva no âmbito de suas palestras, alcançando um novo patamar de acessibilidade e representatividade.

Desde seu início, o evento já demonstrava seu comprometimento com a inclusão. Pela primeira vez na história da Câmara Municipal, um tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) esteve presente durante todo o período do simpósio. Isso possibilitou que mulheres com deficiência auditiva pudessem participar de forma plena das palestras e atividades desenvolvidas ao longo das seis horas de duração do evento.

"Estamos honrados em poder proporcionar essa oportunidade de inclusão e participação ativa para mulheres com deficiência. Acreditamos que a igualdade de acesso à informação e ao conhecimento é fundamental para fortalecer nossa sociedade e promover uma verdadeira mudança", afirmou a Procuradora Especial da Mulher, Andrea Fim.

O simpósio abordou uma ampla gama de temas relevantes para a promoção da igualdade de gênero, como violência doméstica, equidade no mercado de trabalho, saúde da mulher e empoderamento feminino. A participação de mulheres com deficiência, por meio da presença do tradutor de Libras, enriqueceu ainda mais essas discussões, trazendo perspectivas únicas e enriquecedoras.

Além das palestras, o evento contou com exposição e vendas de produtos, atividades diversificadas, todos adaptados para receber e incluir mulheres com deficiência. A diversidade de vozes presentes no simpósio, aliada à preocupação em assegurar que todas as participantes pudessem se expressar plenamente, destacou a importância da inclusão social e da representatividade.

O 1º Simpósio "Juntas Somos Imbatíveis" não apenas marcou um passo significativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em eventos municipais, mas também reforçou a determinação da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul em promover a igualdade de oportunidades e a valorização de todas as vozes femininas. Com o sucesso deste evento pioneiro, espera-se que outras iniciativas similares sigam o exemplo e contribuam para uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

E em sua fala o Presidente do Legislativo Sidcley Brasil ressaltou que o seu intuito é levar para as dependências da Camara Municipal um tradutor, que esteja presente nas sessões da Casa de Leis, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência no Legislativo Municipal.