Projeto de Lei do Vereador Edir Alves Mesquita Garantirá Wi-Fi Gratuito em Unidades de Saúde

Acesso à internet nas UBS e no Hospital Francisca Ortega visa melhorar a experiência e humanização dos serviços de saúde.

30 de abril de 2024

Na 13ª Sessão Ordinária de 30 de abril de 2024, um projeto de lei do vereador Edir Alves Mesquita foi aprovado, garantindo a liberação de acesso à internet via rede sem fio (Wi-Fi) para os usuários das unidades municipais de saúde, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Francisca Ortega. A medida é parte de um esforço mais amplo para melhorar a experiência dos usuários e modernizar os serviços oferecidos pelas instituições de saúde do município, que agora aguarda sansão do Executivo Municipal para que vigorar em Nova Alvorada do Sul – MS.

Segundo Mesquita, o acesso livre e gratuito à internet nas unidades de saúde permitirá que pacientes e visitantes acessem informações úteis, façam uso de aplicativos de saúde e comunicação, e mantenham-se conectados com familiares e amigos durante visitas médicas ou períodos de internação. "Essa iniciativa é um passo importante para a modernização e humanização dos nossos serviços de saúde", afirmou o vereador.

Além de beneficiar os usuários, o projeto também tem potencial para otimizar o fluxo de trabalho dos profissionais de saúde. Com acesso mais fácil à internet, médicos e enfermeiros poderão consultar informações online, acessar prontuários eletrônicos e participar de treinamentos e atualizações profissionais, tudo isso sem a necessidade de infraestrutura física adicional.

A implementação do Wi-Fi gratuito também é vista como uma estratégia para reduzir o estresse e a ansiedade entre pacientes e acompanhantes, oferecendo uma forma de entretenimento e distração enquanto aguardam atendimento ou resultados de exames. Isso pode contribuir significativamente para a percepção da qualidade dos serviços prestados.

Com essa medida, o vereador Edir Alves Mesquita espera não apenas melhorar a acessibilidade e a conveniência para os usuários dos serviços de saúde, mas também estabelecer um novo padrão de atendimento nas instituições públicas de saúde do município, tornando-as mais acolhedoras e eficientes.