Vereador Rogério Casarotto Propõe Caminhão de Câmara Fria para Agricultura Familiar

Iniciativa visa apoiar pequenos produtores no transporte de alimentos frescos e de qualidade.

23 de abril de 2024

O vereador Rogério Casarotto apresentou um requerimento à administração municipal para a aquisição de um caminhão de câmara fria destinado ao uso da agricultura familiar. Esta proposta, segundo o vereador, tem como objetivo principal melhorar a logística de distribuição de produtos frescos, garantindo que pequenos agricultores possam comercializar alimentos de melhor qualidade para a comunidade de Nova Alvorada do Sul.

Durante a sessão da Câmara, Casarotto enfatizou a importância de apoiar os pequenos produtores locais, que enfrentam desafios significativos para competir no mercado, principalmente no que se refere ao armazenamento e transporte de produtos perecíveis. "Com a disponibilização de um caminhão equipado com câmara fria, nossos agricultores familiares poderão não apenas manter a qualidade de seus produtos durante o transporte, mas também expandir seus mercados", explicou o vereador.

A proposta visa beneficiar diretamente a economia local, pois ao melhorar a capacidade dos agricultores de manterem seus produtos frescos, abre-se a possibilidade de acessar novos mercados, como restaurantes, mercados e escolas que necessitam de fornecimento contínuo de produtos frescos e de alta qualidade. Além disso, a iniciativa pode contribuir para a redução do desperdício de alimentos, um problema comum entre os produtores que não possuem meios adequados de refrigeração durante o transporte.

A implementação dessa proposta também está alinhada com as metas de sustentabilidade do município, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e apoiando a segurança alimentar. "Esta é uma forma de garantir que o crescimento econômico local caminhe lado a lado com a sustentabilidade ambiental e a promoção da saúde pública", afirmou Casarotto.