Vereadora Iris Gabriela (Republicanos) propõe implantação de Programa de Educação Ambiental nas escolas municipais

Iniciativa busca conscientizar alunos sobre responsabilidade na gestão de resíduos sólidos e promover uma vida mais sustentável.

15 de agosto de 2023
Foto: Carini Custódio

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental desde cedo e incentivar práticas sustentáveis entre os estudantes, a Vereadora apresentou uma solicitação para a implantação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) nas séries 4º e 5º anos do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Nova Alvorada do Sul, a partir do ano de 2024.

O PEA, Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, visa incorporar conteúdos relacionados ao meio ambiente no currículo escolar, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender sobre questões ambientais relevantes e sobre a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos. A educação ambiental é fundamental para construir uma consciência ecológica desde cedo, contribuindo para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes do impacto de suas ações no planeta.

A solicitação da Vereadora em relação ao PEA demonstra seu compromisso em promover ações que contribuam para uma vida mais sustentável e responsável com o meio ambiente. Ao introduzir esses temas no currículo escolar, ela reconhece a importância de envolver as futuras gerações no cuidado com o planeta e na busca por soluções para os desafios ambientais.

A implantação do PEA nas séries 4º e 5º anos do Ensino Fundamental não apenas proporciona conhecimento aos alunos, mas também os capacita a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. A conscientização sobre a importância da gestão adequada dos resíduos sólidos é um passo essencial para a construção de um futuro mais sustentável, e a educação desempenha um papel fundamental nesse processo.

A atuação da Vereadora em favor da educação ambiental destaca a importância da participação ativa dos representantes políticos na construção de uma sociedade mais consciente e ecologicamente responsável. Ações como essa não apenas beneficiam o ambiente, mas também contribuem para a formação de cidadãos comprometidos com a preservação do planeta e o bem-estar das futuras gerações.

A proposta de implantar o Programa de Educação Ambiental nas escolas municipais de Nova Alvorada do Sul reforça a ideia de que a educação é uma ferramenta poderosa para gerar mudanças positivas na sociedade. O investimento no aprendizado sobre temas ambientais não apenas prepara os alunos para o futuro, mas também influencia diretamente o presente, ao incentivar práticas mais conscientes e sustentáveis.