Vereadora Iris Gabriela Requer Estudo para Regulamentação de Estacionamento de Carretas

Proposta busca melhorar a segurança e a qualidade de vida urbana através de áreas designadas para estacionamento.

23 de abril de 2024

A vereadora Iris Gabriela Santos da Silva apresentou um requerimento na última sessão da Câmara Municipal, solicitando a realização de um estudo detalhado sobre a regulamentação do estacionamento de carretas dentro do perímetro urbano do município. A iniciativa visa abordar questões críticas relacionadas à segurança, à ordem urbana e à qualidade de vida dos cidadãos, propondo a criação de áreas específicas destinadas ao estacionamento desses grandes veículos.

Segundo a vereadora Iris, a falta de regulamentação adequada para o estacionamento de carretas tem causado diversos problemas nas áreas urbanas, incluindo congestionamentos, acidentes e deterioração da qualidade ambiental. "Precisamos buscar soluções que priorizem a segurança, a ordem urbana e a qualidade de vida da população estabelecendo áreas específicas de estacionamento", afirmou ela durante a sessão. A proposta é que o estudo identifique as melhores práticas e soluções adotadas em outros municípios, adaptando-as à realidade local.

O estudo proposto tem como objetivo principal mapear as áreas potenciais onde o estacionamento de carretas poderia ser permitido, levando em consideração a proximidade de rodovias, a facilidade de acesso e o impacto no tráfego local. Além disso, o estudo buscará formas de minimizar o impacto ambiental causado pelo estacionamento e operação desses veículos, que frequentemente inclui a emissão de poluentes e ruídos.

A regulamentação do estacionamento de carretas também é vista como uma medida de prevenção de acidentes. Áreas apropriadas e bem sinalizadas para o estacionamento de veículos pesados podem reduzir significativamente o risco de colisões e outros acidentes de trânsito, protegendo tanto os motoristas quanto os pedestres. A vereadora também destacou que a medida pode trazer benefícios econômicos, reduzindo os custos com manutenção de vias danificadas pelo tráfego pesado.