O primeiro ano da atual gestão da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul/MS, conforme levantamentos realizados pela Secretaria Administrativa da Casa de Leis, destaca-se como um período de intensa atividade. A atual Mesa Diretora, presidida pelo Vereador Sidcley Brasil da Silva (MDB), tem priorizado a adoção de novos formatos de comunicação, visando proporcionar maior transparência aos atos institucionais e efetiva participação dos munícipes na esfera legislativa.
A liberdade para os debates sociais, com maior envolvimento popular no dia a dia da Casa, especialmente nas decisões tramitadas, tornou-se predominante nas pautas defendidas pelos onze vereadores. As proposições apresentadas nortearam todos os segmentos da sociedade, como saúde, investimentos nas áreas de educação, ação social, meio ambiente, saneamento básico, iluminação, segurança pública, esporte, lazer, turismo, cultura, entre outras áreas que sugeriram melhorias na qualidade de vida da população.
Segundo levantamento, durante o ano corrente foram discutidas e votadas um total de 166 Indicações, 125 Requerimentos, 23 Projetos de Lei do legislativo, 23 Moções, 4 Projetos de Resoluções, 42 Resoluções, 2 Projetos de Decretos Legislativos, 8 Decretos Legislativos, 3 Emendas, 2 Projetos de Emenda à Lei Orgânica, 43 Portarias, além de 92 Projetos de Lei Ordinária e 25 Projetos de Lei Complementar oriundos do Poder Executivo.
O saldo positivo das matérias tramitadas é resultado do espaço aberto e democrático que prevaleceu no Parlamento, com a deliberação de diversos temas, como acessibilidade e direitos dos munícipes, geração de emprego e renda, fomento industrial, organização dos espaços públicos, retomada dos eventos culturais, esportivos e sociais, além da fiscalização dos atos executivos e contas públicas.
Conforme declaração do presidente Sidcley Brasil, os números evidenciam que o ano foi extremamente produtivo para o legislativo sulnovaalvoradense. "A Mesa Diretora, apoiada pelos demais edis, realizou um trabalho coerente; as comissões internas foram técnicas em suas atribuições e o saldo evidencia a postura séria de todos com as questões públicas e ampla transparência dos atos institucionais. Trabalhamos em concordância para transformar as reivindicações da comunidade em realidade", afirmou Sidcley Brasil.
Texto: Carlos Luquetti