A Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul/MS esteve deliberando na manhã desta terça-feira 18, requerimento do Vereador Israel Gomes de Souza (PDT), para que seja cumprida a Lei Municipal de nº 796/2018 que dispõe sobre a criação do “Parlamento Mirim”.
Segundo Israel, o “Parlamento Mirim” tem por objetivo a promoção e interação entre a Câmara Municipal e as unidades de ensino, o que possibilita aos estudantes a participação no processo e a compreensão do papel do legislativo dentro do contexto em que vive.
“O projeto irá contribuir na formação da cidadania desses jovens, além de oferecer a compreensão dos aspectos políticos da sociedade em que vive, oportunizando a construção da história da cidade do futuro, de acordo com a expectativa atual”, disse Israel.
O Programa “Vereador Mirim” é resultado do Projeto de Lei 003/2018 de autoria da Vereadora Lourdes Pimentel (MDB) e segundo o Presidente da Câmara, Vereador Sidcley Brasil (MDB) deverá ser implantado em breve com abertura do período de inscrições nas unidades de ensino, eleição e diplomação dos eleitos e seus suplentes. As regras para o processo eleitoral, faixa etária e demais informações, serão estabelecidas nos próximos dias.
O “Parlamento Mirim” foi instituído no mesmo ano de sua criação no município e recebeu grande adesão e resultados positivos, mas foi paralisado nos anos subsequentes. Na época, o projeto também recebeu respaldo dos vereadores: Israel Gomes, Vanderlei Bueno, Aninha, Luciano (Pana), Jane Olmedo e Sales.