Na última sessão da Câmara Municipal, o vereador Roberto Duarte da Silva (PODE) apresentou a Indicação n.º 073/2025, sugerindo ao Poder Executivo a criação de um Banco Municipal de Projetos de Infraestrutura. A proposta visa organizar e otimizar a elaboração de propostas técnicas, facilitando a captação de recursos de diversas esferas para o município.
Roberto Duarte justificou a necessidade do banco, destacando que muitos municípios perdem prazos ou deixam de acessar verbas por não possuírem projetos técnicos prontos, com estudos de viabilidade, orçamentos e licenças adequadas. “Este banco facilitará a organização, elaboração e atualização dos projetos executivos de obras e intervenções urbanas para que estejam aptos a receber recursos por meio de convênios, editais, emendas parlamentares ou programas de fomento, além de evidenciar a responsabilidade e visão futurística do município”, afirmou o vereador.
A proposta será encaminhada ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, Senhor José Paulo Paleari, com cópia ao Secretário de Governo, Senhor Fábio Osório Ferreira. Com a instituição do Banco Municipal de Projetos, o município poderá responder com maior agilidade a editais e chamadas públicas, garantindo um planejamento estratégico mais eficaz para o desenvolvimento urbano, rural e social da cidade.
A expectativa é que essa iniciativa promova um avanço significativo na forma como Nova Alvorada do Sul se prepara para captar recursos e executar obras essenciais para o bem-estar da população. A proposta aguarda agora a análise do Plenário e o apoio dos demais vereadores para sua implementação.