Na 9ª Sessão Ordinária realizada em 02 de abril de 2024, os vereadores Rodrigo Ortega e Israel Gomes apresentaram uma indicação conjunta ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) visando a segurança e a melhoria do trânsito nas proximidades de instituições educacionais. A proposta solicita a realização de estudos de trafegabilidade para transformar as ruas de acesso ao CEMEI Izaura Flávio Marques e às escolas municipais Adenisaldo Araújo de Rezende, Ires Brunetto Polo e Jeanet Zialasko Garcia em vias de mão única. “Essa medida proporcionará melhor visibilidade dos motoristas, diminuição do fluxo de veículos evitando congestionamentos e mais segurança a todos”, enfatizou Rodrigo Ortega, ressaltando os benefícios esperados com a implementação da indicação.
Os vereadores apontam que a alteração na configuração das vias adjacentes às escolas é uma resposta necessária aos problemas de trânsito frequentemente observados em horários de entrada e saída dos estudantes. Congestionamentos, riscos de acidentes e dificuldades para a circulação de pedestres são questões recorrentes que comprometem a segurança dos alunos, pais e funcionários das instituições. A transformação para vias de mão única visa não apenas melhorar a fluidez do tráfego, mas também proporcionar um ambiente mais seguro para a comunidade escolar.
Além dos benefícios imediatos para a segurança e organização do trânsito, a indicação dos vereadores Ortega e Gomes também destaca a importância da participação ativa do poder público na criação de ambientes urbanos que priorizem a convivência harmoniosa e a segurança dos cidadãos. A proposta segue uma tendência de urbanismo que busca integrar as necessidades de mobilidade da população com a garantia de espaços públicos seguros e acessíveis, especialmente para crianças e jovens em fase escolar.
Agora, a indicação aguarda a análise do Demutran, que deverá estudar a viabilidade técnica e os impactos da transformação proposta nas vias escolares. A comunidade espera que a iniciativa dos vereadores Rodrigo Ortega e Israel Gomes resulte em mudanças positivas que reflitam no bem-estar e na segurança dos estudantes e de todos que frequentam as áreas próximas às escolas. A medida, caso implementada, reforçará o compromisso do município com a promoção de políticas de trânsito que atendam às necessidades específicas das regiões escolares, contribuindo para um ambiente mais seguro e agradável para a educação e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Texto: Tainan Gama - Imprensa CMNAS