Vereadores Propõem Estudos para Melhoria do Trânsito em Vias Escolares

Rodrigo Ortega e Israel Gomes sugerem transformação de ruas em mão única para garantir segurança

02 de abril de 2024

Na 9ª Sessão Ordinária realizada em 02 de abril de 2024, os vereadores Rodrigo Ortega e Israel Gomes apresentaram uma indicação conjunta ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) visando a segurança e a melhoria do trânsito nas proximidades de instituições educacionais. A proposta solicita a realização de estudos de trafegabilidade para transformar as ruas de acesso ao CEMEI Izaura Flávio Marques e às escolas municipais Adenisaldo Araújo de Rezende, Ires Brunetto Polo e Jeanet Zialasko Garcia em vias de mão única. “Essa medida proporcionará melhor visibilidade dos motoristas, diminuição do fluxo de veículos evitando congestionamentos e mais segurança a todos”, enfatizou Rodrigo Ortega, ressaltando os benefícios esperados com a implementação da indicação.

 

 

Os vereadores apontam que a alteração na configuração das vias adjacentes às escolas é uma resposta necessária aos problemas de trânsito frequentemente observados em horários de entrada e saída dos estudantes. Congestionamentos, riscos de acidentes e dificuldades para a circulação de pedestres são questões recorrentes que comprometem a segurança dos alunos, pais e funcionários das instituições. A transformação para vias de mão única visa não apenas melhorar a fluidez do tráfego, mas também proporcionar um ambiente mais seguro para a comunidade escolar.

 

 

Além dos benefícios imediatos para a segurança e organização do trânsito, a indicação dos vereadores Ortega e Gomes também destaca a importância da participação ativa do poder público na criação de ambientes urbanos que priorizem a convivência harmoniosa e a segurança dos cidadãos. A proposta segue uma tendência de urbanismo que busca integrar as necessidades de mobilidade da população com a garantia de espaços públicos seguros e acessíveis, especialmente para crianças e jovens em fase escolar.

 

 

Agora, a indicação aguarda a análise do Demutran, que deverá estudar a viabilidade técnica e os impactos da transformação proposta nas vias escolares. A comunidade espera que a iniciativa dos vereadores Rodrigo Ortega e Israel Gomes resulte em mudanças positivas que reflitam no bem-estar e na segurança dos estudantes e de todos que frequentam as áreas próximas às escolas. A medida, caso implementada, reforçará o compromisso do município com a promoção de políticas de trânsito que atendam às necessidades específicas das regiões escolares, contribuindo para um ambiente mais seguro e agradável para a educação e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

 

Texto: Tainan Gama - Imprensa CMNAS